Blog
Dia da Internet Segura - Se proteja na web
  
06/02/2018
O Dia Internacional da Internet Segura é comemorado na próxima quarta-feira, 10 de fevereiro. A campanha, feita em mais de 100 países, é realizada no Brasil pela Safer Net e tem como objetivo promover a reflexão e ajudar a população a criar um ambiente virtual mais seguro, alertando sobre os perigos que rondam a web.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2014 pelo IBGE, em parceria com a TIC Domicílios, pela primeira vez o número de pessoas no Brasil que estão conectadas chegou a 50%. A agência de marketing social We Are Social também divulgou algumas estatísticas que mostram o uso da internet entre os brasileiros: somos o terceiro país no mundo que passa mais tempo na internet e também o país cuja população passa quase o dobro de tempo na rede se comparado à televisão. Apesar de tamanha praticidade e facilidade que a web proporciona, ela também pode causar dores de cabeça ao usuário, físico ou jurídico, que se expõe sem se atentar à segurança necessária.
Quando você sai de casa, provavelmente toma cuidados para se proteger de assaltos e outros perigos existentes nas ruas. Na internet, é igualmente importante colocar em prática alguns procedimentos de segurança, pois fraudes, espionagem e roubo de arquivos ou senhas são apenas alguns dos problemas que as pessoas podem enfrentar nesse meio.

1. Crie senhas difíceis de serem descobertas
Não utilize senhas fáceis de serem descobertas, como nome de parentes, data de aniversário, placa do carro, etc. Dê preferência a sequências que misturam letras, números e até mesmo símbolos especiais. Além disso, não use como senha uma combinação que tenha menos que seis caracteres. Também é importante não guardar suas senhas em arquivos do Word ou de qualquer outro aplicativo. Se necessitar anotar uma senha em papel (em casos extremos), destrua-o assim que decorar a sequência. Além disso, evite usar a mesma senha em vários serviços. Além de criar senhas difíceis de serem descobertas, é essencial mudá-las periodicamente, a cada três meses, pelo menos. Isso porque, se alguém conseguir descobrir a senha do seu e-mail, por exemplo, poderá acessar as suas mensagens sem que você saiba, apenas para espioná-lo. Ao alterar sua senha, o tal espião não vai mais conseguir acessar as suas informações.

2. Use navegadores atuais e renomados
Usar navegadores de internet atuais garante não só que você consiga utilizar tecnologias novas para a internet, como o HTML5, mas também conte com recursos de segurança capazes de combater perigos mais recentes, como sites falsos que se passam por páginas de banco. Além disso, navegadores atualizados geralmente contam com correções contra falhas de segurança exploradas em versões anteriores. Por isso, sempre utilize a última versão disponível do seu navegador.

3. Atualize seu antivírus e seu sistema operacional
Você certamente sabe que é importante instalar softwares de segurança em seu computador, como um antivírus. Mas, além de instalá-lo, é necessário se certificar de que o programa é atualizado constantemente, do contrário, o antivírus não "saberá" da existência de malwares novos. Praticamente todos os antivírus atuais têm atualizações automáticas definidas por padrão, mas é sempre bom verificar. Também é importantíssimo instalar as atualizações do seu sistema operacional, inclusive em seus dispositivos móveis (tablets e smartphones). Para que você não tenha que se preocupar com isso constantemente, verifique se o seu sistema operacional possui a funcionalidade de atualização automática ativada (a maioria tem este recurso, como as versões mais recentes do Windows ou do Ubuntu Linux).

4. Evite o uso de softwares piratas
Jogos, aplicativos de escritório, sistemas operacionais e editores de imagens estão entre os softwares mais pirateados. Seu uso pode parecer vantajoso por causa do baixo custo, mas entre outros problemas, programas nessa condição representam perigo porque podem ser distribuídos com malwares e, muitas vezes, não contam com as atualizações de segurança que o desenvolvedor disponibiliza para as cópias originais.

5. Cuidado ao fazer compras na internet ou usar sites de bancos
Fazer compras pela internet é sinônimo de comodidade, mas somente o faça em sites de comércio eletrônico com boa reputação. Caso esteja interessado em um produto vendido em um site desconhecido, faça uma pesquisa para descobrir se existe reclamações contra a empresa. Um bom serviço para isso é o site Reclame Aqui. Ao acessar sua conta bancária pela internet, também tenha cuidado. Evite fazê-lo em computadores públicos ou redes Wi-Fi públicas, verifique sempre se o endereço do site pertence mesmo ao serviço bancário e siga todas as normas de segurança recomendadas pelo banco. 

6. Não revele informações importantes sobre você
Em redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, entre outras) ou em qualquer serviço onde um desconhecido pode acessar as suas informações, evite dar detalhes da escola ou da faculdade que você estuda, do lugar em que você trabalha e principalmente de onde você mora. Evite também disponibilizar dados ou fotos que forneçam detalhes relevante sobre você, por exemplo, imagens em que aparecem a fachada da sua casa ou a placa do seu carro. Nunca divulgue seu número de telefone abertamente por esses meios, tampouco informe o local em que você estará nas próximas horas ou um lugar que você frequenta regularmente. Caso esses dados sejam direcionados aos seus amigos, avise-os de maneira particular, pois toda e qualquer informação relevante sobre você pode ser usada indevidamente por pessoas mal-intencionadas, inclusive para te localizar.

7. Pesquise muito antes de contratar um ERP
As informações da sua empresa devem estar seguras de qualquer dano que possa ocorrer. Antes de fechar a contratação de um ERP pesquise sobre os procedimentos que a empresa adota para manter a segurança de seus clientes. Se você procura um ERP seguro, de qualidade e que entrega relatórios completos para uma tomada de decisão assertiva, fale com a gente! Somos especializados em planejamento de recursos através de programas que integram os dados e processos de uma organização em um único sistema. Atuando no mercado desde 2001, possui uma das mais importantes certificações nacionais em excelência na prestação de serviços em tecnologia da informação. O selo MPS-BR (Melhoria do Processo de Software Brasileiro) confere evolução sistemática da qualidade no desenvolvimento dos produtos, o que avaliza a condição do produto.
 
   
 
   
Categoria: Dicas
Tags: Internet segura; segurança; erp; dados seguros,


  

Receba novidades

Nw Software

Rua das Açucenas, 950
Cidade Jardim - Americana
CEP: 13467-204
(19) 3475.4141
unidade - rj

Rio de Janeiro - RJ
(21) 2042.2337
(21) 9 9510.1510
Siga-nos nas redes sociais


Todos os direitos reservados NW Software
Desenvolvimento Aumai Oxycom