NW Software

Administração do tempo para pequenas empresas

Índice

Você já parou em algum momento e pensou que “o tempo está passando mais rápido ultimamente”? Esse é um questionamento que muitas pessoas, empresários, estão pensando cada dia mais, tanto que diversos pesquisadores estudam os motivos para termos este tipo de impressão. Algumas situações cotidianas acabam com o nosso tempo, consomem a nossa energia e não contribuem para a melhoria da produtividade. São atividades desnecessárias, como conversas telefônicas que se estendem demasiadamente, concentração em assuntos que não trarão resultados, leitura de e-mails com informações inúteis e diversas distrações que podem aparecer no meio do caminho. E, enquanto o tempo é desperdiçado com atividades dispensáveis, tarefas significativas acumulam e podem comprometer os resultados da empresa.

Além dessas distrações, o empresário encontra o desafio de tomar conta de seu negócio, tendo que estar atento a todas as áreas de sua empresa, muitas vezes contando com poucos funcionários para ajuda-lo ou até mesmo, sem contar com nenhum colaborador contratado. Portanto, é imprescindível montar um planejamento com prioridade para tarefas importantes, que são aquelas que podem trazer resultados a curto, médio e longo prazo. Tarefas que possuem prazo para execução trazem a sensação de realização e motivação, quando finalizadas.

Para que essa gestão seja eficiente, é necessário estudar e aplicar algumas técnicas da administração do tempo:

Inicie com as tarefas mais complexas

Já que as tarefas mais complexas exigem mais tempo e até mesmo uma mente mais descansada, outra dica para melhorar a gestão de tempo em pequenas empresas é iniciar o dia com elas. Dessa forma, as tarefas mais simples podem ficar para o final do expediente.

Termine o que você começou

Para evitar acúmulo de trabalho, enganos e muita desorganização, é importante ainda que você finalize a tarefa que iniciou. Caso não seja possível, evite iniciar novas atividades que não poderão ser concluídas também.
Avalie o tempo disponível e procure começar aquilo que você sabe que pode terminar. Outro cuidado é o de não protelar tarefas menos prazerosas. Afinal, um dia você vai ter que concluir e o melhor é que seja o quanto antes.

Para complementar essas técnicas, a tecnologia é um aliado para todos os empresários. Há diversas ferramentas de organização de tarefas que organizam com eficiência suas atividades (exemplos: Trello, MeisterTask, GSuite), além de ser imprescindível o uso de um software ERP.

O software ERP permite informatizar e automatizar diversos procedimentos e setores, diminuindo o tempo de realização de cada tarefa. Assim, consequentemente, sua empresa aumenta a produtividade da equipe, reduz custos e melhora a visão do negócio, tornando-a mais competitiva no mercado.

Agora que você já sabe como é importante estar atento à administração do tempo e como ela impacta no seu negócio, conheça nossos produtos que foram criados com o intuito de impulsionar os resultados, diminuir o tempo gasto em rotinas e tornar a empresa muito mais competitiva.

Converse com nossos consultores e veja como podemos ajuda-los!
Visite nosso site: nwsoftware.com.br

Artigos Relacionados