NW Software

Coletor WMS

O que é um coletor WMS?

Índice

Ganhe tempo e dinheiro com a tecnologia WMS.

Em meio à revolução digital, todos os setores da economia, inclusive a indústria e a logística, têm sido impactados com soluções e tendências tecnológicas. Acompanhar a evolução e estar a par das transformações do mercado é a melhor solução para garantir a sobrevivência de uma empresa, ganhar tempo e dinheiro. 

Nesse cenário, o coletor de dados WMS é uma ferramenta fundamental para auxiliar nos processos de gestão e armazenagem. A sigla WMS significa Warehouse Management System, que traduzido para o portugues fica: sistema de gerenciamento de armazém. Como o próprio nome sugere, um coletor de dados WMS é um equipamento desenvolvido para coletar dados dos itens de um estoque e distribuir para os demais sistemas logísticos. 

Com os coletores de dados WMS você pode administrar e organizar de várias maneiras, inclusive de maneira integrada, todas as atividades relacionadas a logística de centros de distribuição, depósitos e armazéns.

Em tempo real acompanhe e garanta o aumento da produtividade, tenha mais agilidade nas rotinas diárias, além de conseguir diminuir o retrabalho e o índice de falhas nos processos logísticos.

Pensando na importância desse sistema para a indústria logística, criamos esse artigo para explicar detalhadamente como funciona o coletor de dados WMS e como ele pode facilitar a rotina empresarial.

Coletor funciona um coletor de dados WMS?

O coletor de dados WMS atua em conjunto com a etiquetagem dos produtos em estoque, a fim de tornar a gestão de armazenamento mais eficiente. Operando em conjunto com a etiquetagem dos produtos do estoque, por meio do uso de códigos de barras, RFID, QR Code, entre outros, o coletor de dados acessa todas as informações que precisa para realizar o registro de dados e atividades.

Como funciona um coletor WMS

Cada item da área de logística e armazenamento de materiais possui um código de barras, RFID ou QR Code. Estas etiquetas armazenam informações como peso, Stock Keeping Unit (SKU), conteúdo, data de validade (caso seja um produto perecível), número de lote, entre outras informações relevantes sobre aquele produto em específico. 

O coletor de dados realiza a leitura de todas essas informações e encaminha para um sistema de gerenciamento de armazém, o Warehouse Management System utilizado pela empresa. Com o coletor de dados WMS, todas as informações e especificidades do produto podem ser rastreadas de forma simples e em tempo real. 

Em resumo, o coletor de dados WMS auxilia nas operações diárias como entrada, saída, movimentações, requisições para ordem de produção e inventário, oferecendo maior mobilidade e agilidade nos processos.

Algumas funcionalidades:

  • Gera romaneio automaticamente, indicando as localizações dos produtos, facilitando o processo de separação;
  • Registra entrada e saída de produtos;
  • Separa os produtos através de endereços de picking;
  • Implementa a conferência das notas fiscais que estão sendo embarcadas;
  • Registra inventários;
  • Diminui os custos por operação;
  • Otimiza o tempo de rotinas diárias;
  • Oferece relatórios detalhados com informações precisas;
  • Emite etiqueta de código de barras;
  • Emite etiqueta de endereçamento;
  • Integra-se com outros sistemas.

Por qual motivo eu deveria implantar o coletor de dados WSM?

Os benefícios de um coletor de dados podem ser diversos. Um coletor WMS facilita a gestão, a organização, bem como o direcionamento e controle dos recursos disponíveis, e ao mesmo tempo auxilia o operacional das atividades diárias. 

Com um coletor de dados WMS você ainda tem como rastrear cada item e conferir suas características sem precisar ir até ele, diminui as falhas dos processos da empresa, estrutura o crescimento da área de logística, tem mais agilidade no controle dos produtos e otimiza o estoque.

Principais vantagens do uso de coletores de dados WMS para o setor logístico.

Confira algumas das principais vantagens dos coletores de dados WMS:

Otimização de custos

A revolução tecnológica dentro das empresas de transporte e logística torna os processos mais ágeis, eficientes e com menor taxa de erros gargalos. 

Quando falamos de gestão de estoque em grandes escalas, como são as das empresas logísticas, a perda de produtos, a falta de controle de processos podem gerar prejuízos gigantescos, mas os mesmos podem ser evitados quando você tem o sistema adequado que auxilia sua tomada de decisão antes que erros irreversíveis aconteçam.

Otimização de custos

Monitoramento completo da cadeia logística

Um coletor WMS garante uma visão 360 graus, completa, da supply chain, possibilitando monitoramento desde a entrada de produtos, identificação, localização, separação de pedidos e saída para entrega. 

Em outras palavras, o coletor de dados permite identificar cada produto que chega às docas, enviá-lo de forma correta para o estoque, rastrear e localizar onde ele está e realizar o picking sem possíveis erros e demora. 

Redução de falhas humanas

O processo da supply chain pode ser considerado complexo, pois possui várias etapas, além de ser um trabalho manual. Sem o auxílio da tecnologia a chance de falhas humanas acontecerem é grande. 

Com o coletor de dados WMS, você pode eliminar qualquer tipo de erro ou falha na comunicação, além de melhorar a produtividade da cadeia de suprimentos da empresa como um todo.

Aumento da produtividade

Quando falamos sobre gestão de estoque, perdas de produtos, sistemas inadequados e falta de controle na armazenagem, costumeiramente geram-se grandes desafios para gestores, além de prejuízos para as empresas. 

Aumento da produtividade

Quando falamos sobre gestão de estoque, perdas de produtos, sistemas inadequados e falta de controle na armazenagem, costumeiramente geram-se grandes desafios para gestores, além de prejuízos para as empresas. 

O aumento da eficiência e da produtividade, nada mais é do que uma consequência de processos que utilizam a tecnologia como aliada. Com o uso do coletor de dados, é possível realizar a conferência de um grande número de produtos em um curto espaço de tempo

Sendo assim, a rotina do trabalhador se torna mais eficaz, além da redução de custos e de mão de obra.

Aumento da produtividade

O aumento da eficiência e da produtividade, nada mais é do que uma consequência de processos que utilizam a tecnologia como aliada. Com o uso do coletor de dados, é possível realizar a conferência de um grande número de produtos em um curto espaço de tempo

Sendo assim, a rotina do trabalhador se torna mais eficaz, além da redução de custos e de mão de obra.

Mais exatidão nos inventários

O processo de inventário é primordial para qualquer gestão de estoque, e realizá-lo de forma manual ou com ferramentas ultrapassadas pode significar apenas perda de tempo e poucos resultados relevantes para a empresa. 

O coletor de dados WMS é uma forma de otimizar os inventários e eliminar qualquer possibilidade de erro humano na contagem dos produtos.  

Quais são os tipos de coletores de dados aplicados na logística?

Agora que você entendeu as vantagens de ter um coletor de dados WMS, vamos apresentar quais são os tipos disponíveis no mercado.  

  • Coletor de dados portátil: Os coletores de dados portáteis são muito utilizados na logística justamente pela praticidade de não estarem limitados a um espaço, mas poderem alcançar todas as áreas necessárias.
  • Coletor de dados veicular: O coletor de dados veicular fica acoplado aos veículos/empilhadeiras utilizados para realizar a movimentação de produtos no armazém para facilitar o dia a dia dos colaboradores da área.
  • Coletor de dados vestível: O coletor de dados vestível conta com um scanner que é utilizado nos dedos e um minicomputador que é colocado no antebraço.
  • Coletor de dados RFID: A sigla RFID significa Radio-Frequency IDentification, em português significa Identificação por radiofrequência. Dessa forma, este coletor conta com uma antena para emitir as informações que são coletadas das etiquetas por meio de ondas de rádio.
  • Coletor via Smartphone: O coletor de dados WMS via smartphone garante controle total da gestão de estoque em qualquer dispositivo e onde estiver, por meio do celular. 

Como contratar um fornecedor de dados WMS?

O fornecedor de dados WMS precisa ser uma empresa que lhe ofereça não somente um produto de qualidade, mas um suporte e atendimento exemplar. Além disso, será preciso um produto que atenda exatamente as necessidades da sua empresa. 

Confira algumas dicas de como escolher um bom fornecedor de dados WMS:

1. Escolha um fornecedor de referência e tradição

Procure o portfólio e telas de projetos anteriores, conferindo se a empresa já trabalhou com algo similar ao que você precisa.  

A credibilidade de uma empresa não é construída de um dia para outro. Então, é preciso analisar diversos canais de avaliação e verificar se apresenta um bom histórico de atendimento, além de levar em consideração o tempo de mercado da mesma. 

2. Veja quais são as opções de atendimento

O contato com um fornecedor de software deve ser fácil e ágil. Em casos de qualquer problema ele precisa estar à disposição para solucionar. Listamos algumas dúvidas que você pode tirar antes de contratar o fornecedor. 

  • Qual é o período de garantia da ferramenta?
  • Que tipo de treinamento é disponibilizado? 
  • Com que agilidade recebo respostas relacionadas a questionamentos sobre uso do sistema? 
  • Quanto tempo demora a implantação dos sistemas? 
  • Com qual frequência o sistema é atualizado? 

Pesquisar o “reclame aqui” da empresa também pode ser de grande ajuda.

3. Analise o custo benefício oferecido

Analise o custo beneficio oferecido - coletor WMS

Compare os preços praticados por alguns fornecedores e avalie os benefícios oferecidos por cada um. Os principais fatores que podem influenciar no preço final de um software são: 

  • Personalização do sistema;
  • Custo de implantação;
  • Treinamento;
  • Atendimento e suporte;
  • Manutenção.

Conheça o módulo complementar da NW Software para coletor WMS

Com o nosso sistema de coletor de dados WMS, além de todas as funcionalidades já citadas você ainda consegue integrá-lo de forma online a outros sistemas, como o Módulo Manufatura (que permite a requisição de matéria-prima através do coletor de dados), com sugestão automática de retirada de produtos, utilizando os métodos de separação:

  • FIFO (First in/First out) – data de entrada.
  • LIFO (Last in/First out) – data de entrada.
  • FEFO (First expired/First out) – data de validade.

Se você está buscando um coletor de dados WMS, para ter sua empresa mais tecnológica, integrada, com menor taxa de erros e com a eficiência que sua equipe precisa, clique aqui e fale conosco

Saiba mais sobre a NW e nossas soluções:

Artigos Relacionados